O texto da peça é inspirado em ensaio homônimo, de Virginia Woolf, publicado em 1929
Birosca, no Conic, recebe nos dias 1º, 2 e 3 de abril, duas sessões por dia, da peça Um teto todo seu, uma às 18h e a outra às 20h. O espetáculo teatral é gratuito e recebe apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o FAC.
O enredo desenrola-se dentro da casa de duas mulheres. Sem demarcar período da história ou lugar em que estão, as personagens debatem temas feministas.
Dialogam sobre os protagonismos femininos conquistados por mulheres que se destacam na história.
A conversa entre elas parece, em um primeiro momento, acompanhar a incoerência do espaço habitado. Porém, à medida que avança, deixa pistas que se trata de uma escrita de Virginia Woolf.
Virginia foi uma ensaísta britânica do Séc. XX que revolucionou narrativas ao defender os direitos das mulheres. O roteiro toma novo rumo com a chegada de Dante Dantas, corretor de imóveis, interessado em comprar a casa e que cercava as redondezas misteriosamente.
A personalidade de Dante exprime o arquétipo do machismo perpetuado pelo tempo. Com a chegada dele, o tom da conversa sai do casual para uma comédia debochada. A partir daí, as mulheres transformam-se nas personagens protagonistas de suas argumentações.
Na obra, a mulher atua como espelho que reflete a imagem engrandecida do homem e sempre diminuída em relação a ele. A atuação do elenco faz referências ao Teatro do Absurdo, enquanto o roteiro ao dramaturgo Eugène Ionesco.
Serviço | [Comédia] Um teto todo seu
Datas | 1º, 2 e 3 de abril de 2022
Horários | Uma às 18h e outra às 20h (duas sessões por dia)
Local | Birosca (SDS – Conic)
Entrada | Gratuita
Duração | 70 minutos, aproximadamente
Classificação | Não recomendado para menores de 18 anos