Compartilhe nas redes sociais

A edição é de 300 exemplares, as vendas são durante lançamento e depois somente pelo site da editora. 

O fotolivro da ceilandense Mayara Villena, conhecida artisticamente como AYA, é o primeiro a ser lançado de uma série de cinco artistas fotógrafas mulheres, do Distrito Federal, selecionadas em projeto pela Editora Estrondo e premiadas com edição, impressão, publicação dos livros e dinheiro. A editora brasilense é a primeira brasileira de fotolivros dedicada a publicar mulheres. O lançamento de Cão Cao-s ocorre nesta sexta-feira, 11 de fevereiroa partir das 18h30, no Birosca do Conic

Artista, mulher negra, nascida e criada em Ceilândia (DF), AYA estuda Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB) e busca pela sua produção encontrar caminhos estéticos e visuais de linguagens não-brancas. Os trabalhos dela caminham nos segmentos de fotografia, fotomontagem, colagem, gravura, pintura, “pintura-instalação” e/ou “pintura-escultura” (nomeado assim por fazer arranjos com objetos de descarte em suas obras, buscando tratar sobre o que consiste à margem social). 

“Cão Cao-s surge com a pulsão de ilustrar o caos em diferentes níveis: social, político, mental e sentimental, e nos desagues que o mesmo tem na visualidade, com uma curadoria de fotografias, gravuras e pinturas pensadas para existir juntas, a partir de suas similitudes. Na escrita, o livro traz alguns trechos de caderno, poesia, e lettering do pixo, que é uma vivência que influência diretamente minha perspectiva visual, ética e política”, explica AYA. 

Caminhos de descompasso social e cultural, existência marginal, caos. Expressar, ARTE, universos marginalizados, pichação de rua. Ser artista-mulher-negra-periférica, em um mundo padronizado pelo oposto disso, lança a necessidade da busca por alternativas que tragam o cruzamento dessas vozes, de outras vozes, de vozes de mulheres também. 

“Os homens dominam as frentes de todos os meios, exceto os domésticos, e ter uma editora que se dedica em publicar mulheres é de suma importância para que a gente consiga gerar materiais e vivências que são unicamente nossas e que nos foram tiradas quanto mulheres. Que por tempos, e acredito que esse tempo ainda não acabou, vivemos sob a sombra masculina e a ideia é que a gente continue lutando para, cada vez mais, estar longe dessa perspectiva distópica que é o machismo”, diz a artista.  

O fotolivro estará à venda no Birosca Conic e no site www.editoraestrondo.com por R$ 55, com retirada no dia do lançamento. Pré-venda pelo instagram @editoraestrondo. Esta edição de publicações da Estrondo é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. 

Depois do lançamento do livro de AYA, serão lançados os fotolivros de Usha VelascoDébora MazloumJuliana Uepa e Mariana Alves. A editora também se prepara para o lançamento de livros eletrônicos de artistes fotógrafes selecionades pela Editora Estrondo em parceria com a Fotô Editorial, tradicional editora de fotolivros de São Paulo.

Sobre a Editora

Em 2017, Michelle Bastos criou a Editora Estrondo para publicar livros de artistes mulheres que trabalham com a fotografia como principal linguagem, visando assim a ampliação da inserção de mulheres artistes em publicações de fotolivros. 

“O objetivo das publicações é confrontar o machismo predominante nas publicações editoriais da fotografia e promover o trabalho de mulheres no contexto das artes visuais contemporâneas”, afirma a editora. 

Recentemente, dois livros publicados pela Estrondo – Ariar, de Amanda Carneiro, em 2020, e Boca D’Alma, de Lua Cavalcante, em 2021 – foram selecionados para fazer parte da lista de Melhores Fotolivros do Instituto Moreira Salles (IMS), o que segundo Michelle comprova a excelência do trabalho realizado pela equipe e suas artistes. “Isso mostra que os espaços hegemônicos da fotografia estão em ruína, em favor de uma diversidade que acolhe vários recortes”, completa. Em quatro anos, a Editora já publicou 10 fotolivros. 

Serviço:

Lançamento do fotolivro | Cão Cao-s

Da Artista visual | AYA

Publicação | Editora Estrondo

                       52 páginas   

Preço | R$ 55,00

Quando | 11 de fevereiro, sexta-feira

Horário | a partir das 18h30

Local | Birosca do Conic

Endereço | SDS Bloco E Loja 3, Brasília – DF

Contato | contato@estrondo.com.br

Pré-venda | instagram @editoraestrondo


Compartilhe nas redes sociais