Música, poesia, teatro, e bate-papo sobre as causas indígenas, que são de todes
O Arte Fato chega à 23ª edição e convida cinco lideranças indígenas, neste 19 de abril, dia dos indígenas, para apresentar e debater pautas de lutas, sendo a “mãe” de todas elas, a demarcação das terras indígenas.
Além das Vozes indígenas, o programa recebe artistes da música, da literatura e do teatro e começa às 20h, com transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Sindicato dos Bancários e Bancárias de Brasília.
O convite ao debate às causas dos povos originários é para somar esforços ao movimento indígena de enfrentamento aos desmontes, na área ambiental, promovidos pelo governo federal desde a vitória de Bolsonaro.
É desde 2004, que setores indigenistas brasileires se articulam, organizando pautas, no Acampamento Terra Livre (ATL), para lutar pelo cumprimento de seus direitos. O ATL ocorre anualmente em Brasília, e este ano realizou a 18ª edição, entre os dias 4 e 14 de abril.
Para enfrentar retrocessos e buscar avanços nas causas, indígenas de todo o Brasil vêm se articulando em diferentes frentes e uma das iniciativas, neste ano eleitoral, é a da promoção do apoio aos candidates indígenas para a formação de bancadas próprias no Congresso Nacional e nos parlamentos estaduais.
Neste sentido, o Arte Fato recebe xs indígenas: Marcivana Sateré Mawé, Ayara Sateré Mawé, Socorro Banawá, Taynara Kambeba e Uruma Kambeba para o bate-papo.
Duas atrações musicais fazem parte da programação, o brasiliense Admilson de Castro, que canta desde os 18 anos, e Myriam Greco Trio, a cantora Myriam recebe o acompanhamento sutil e preciso do violão de Régis e da bateria de Almir. Juntos, os três revivem canções de Tom Jobim, Roberto Menescal, Carlos Lyra, dentre outros.
Para o momento teatral do evento, o comediante Ribamar Araújo, e fechando a programação cultural, poesia do brasiliense Franklin Moreno.
Serviço | Arte Fato, XXIII Edição, ‘Vozes Indígenas’
Data e horário | 19 de abril de 2022, terça-feira, às 20h
Transmissão gratuita | www.youtube.com/user/bancariosbsb e @tvcomdf no YouTube, Facebook e Instagram
Apresentação | Murilo Grossi
Classificação | Livre para todes os públicos