Compartilhe nas redes sociais

Iniciativa promove ocupação de espaços urbanos com criações, em pintura de grafitti, realizadas por artistes mulheres. 

Projeto de ocupação promove segunda fase de oficinas, presencialmente, nos dias 19 e 20, sábado e domingo, na Casa de Cultura do Guará.

As oficinas são gratuitas e em diferentes técnicas de arte urbana, como Fotografia Urbana, com Gabriela Mutti; Xilo & Stencil, com Juliana Borgê; e de Grafitti, com Didi Colado. Podem participar das aulas mulheres de 14 a 50 anos de idade, residentes no Distrito Federal, mas preferencialmente da Região Administrativa do Guará. Link para inscrições aqui.  

O projeto incentiva a apropriação de espaços urbanos a partir da produção artística feminina e sua estética. Com a ocupação, Caliandras busca refletir sobre locais públicos, nos quais paisagens cinzas e abandonadas possam ser ressignificadas, fazendo surgir uma nova perspectiva de cidade. 

Neste contexto, infere-se a importância da valorização cultural e o empoderamento de mulheres artistes grafiteires como personagens centrais.

A fonte de inspiração do projeto foi o grupo Guerrilha Girls que começou suas atividades em 1985, em Nova Iorque nos Estados Unidos, com o objetivo de combater o sexismo e o machismo na arte. Elas fizeram com que a sociedade refletisse, trazendo um olhar igualitário e consciente.

“Trazer criações de mulheres para projetos culturais é indispensável, uma vez que, historicamente, o lugar da mulher no contexto artístico é reservado ao status de objeto”, ressalta a artista-produtora Juliana Borgê

Ainda neste mês de fevereiro, a artiste Brix Frutado vai grafitar pontos de ônibus do Guará, ação também promovida pelo projeto. Caliandras tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).  

Serviço | Caliandras Urbanas

Data | 19 e 20 de fevereiro, sábado e domingo.

Onde | Casa de Cultura do Guará.

Incrições | forms.gle/X2tRJjKmEM5S74BV7 


Compartilhe nas redes sociais