Compartilhe nas redes sociais

Evento ocorre nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 19h, por canal no YouTube.

Filmes da Mostra Ela Faz Cinema.

Ela Faz Cinema é um projeto que nasce para incentivar a pluralidade na direção cinematográfica. Mostra vai transmitir oito curtas-metragens estudantis dirigidos por mulheres cis, mulheres trans e pessoas não bináries, pelo canal de YouTube da Ema Filmes, nos dias 18 e 19 de fevereiro, sexta-feira e sábado, a partir das 19h.

Todos os filmes foram produzidos por estudantes de instituições de ensino formal ou não formal, públicas, privadas e organizações não governamentais. A curadoria priorizou obras dirigidas por mulheres negras
(pretas e pardas), indígenas, LBTQIA+ e por pessoas com deficiência
.

Em 2018, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) realizou pesquisa sobre a participação feminina na produção audiovisual brasileira e constatou que obras dirigidas por mulheres representavam apenas 20% do universo de 2.636 produtos analisados, sendo somente 8% de produção mista. O número de mulheres diretoras cresceu 2% em relação a 2017, no entanto, o cenário ainda é predominantemente masculino.

O evento é uma colaboração do projeto de extensão Recanto em Movimento, da Universidade de Brasília (UnB), com o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do IFB, Campus Recanto das Emas. Além da sessão de cinema, a Mostra vai promover debates sobre os curtas, com mediação da cineasta Heloisa Schons e da pedagoga Rayane Soares.

O projeto é especialmente realizado para e pelas estudantes. A equipe, dirigida pelos professores Emília Silberstein (UnB), Natália Pires (IFB) e Allex Medrado (IFB), é composta por discentes da UnB e do IFB.

A professora Natália diz que a iniciativa buscou selecionar obras que retratam feminismos plurais e olhares periféricos. “São produções do Brasil todo, são produções de estudantes do ensino médio, do ensino superior e do ensino técnico de instituições públicas e privadas, apresentando realmente a diversidade e incentivando que as estudantes tragam ainda mais seus olhares e suas narrativas”.

Segundo a professora Emília, no meio estudantil, as mulheres são bem presentes na área, mas que a presença diminui no mercado de trabalho. “Onde estão os gargalos? quais são as peneiras que não estão permitindo e possibilitando que as mulheres acessem esses espaços?”, questiona. A docente acredita que a mostra abre espaço para reflexão sobre o tema.

Mostra de filmes: Coletivo, de Wendi Oianiyi, Tecnogenese, do Coletivo sem nome, Isolada, de Ana Domitila Rosa, Fantasma, de Bruna Cardoso, Elas que mandam, de Naiara Lemos e Vitória Sousa, Tirou minha máscara me deixando apenas de máscara, de Jan, Maria, de Ana V. Rabelo e Dona Deusa, de Leandra Leandro, compõem os dois dias da mostra.

Serviço | I Mostra de Cinema Estudantil por Mulheres ‘Ela Faz Cinema’.

Quando | 18 a 19 de fevereiro, sexta-feira e sábado.

Horário | exibição e debate a partir das 19h.

Onde | Transmissão na Ema Filmes https://www.youtube.com/c/EmaFilmesIFB

Instagram | @recanto.em.movimento

Evento Gratuito.


Compartilhe nas redes sociais