Evento é em homenagem à história do Frevo e aos 27 anos do bloco carnavalesco Menino de Ceilândia.
Estão abertas as Temporadas Culturais – Vitrine do Frevo, evento reúne exposições e feiras no Centro Cultural de Ceilândia, até o dia 26 de fevereiro, das 8h às 18h.
No espaço, é possível aproveitar a feira de artesanatos e comidas do Renda Delas (leia aqui) e visitar a exposição Ver, Ouvir e Dançar Frevo, faz parte da mostra o compilado das 30 fotografias escolhidas como resultado da campanha Eu Fotografei o Bloco Menino de Ceilândia e exposição de 16 bonecos gigantes, que também ajudam a contar a história do bloco de carnaval.
A exposição começa pela a história do Frevo, da origem, em Recife/PE, até os dias atuais; apresenta a relação identitária do ritmo/dança no Distrito Federal e na criação do bloco Menino de Ceilândia; promove elementos do Frevo: dança, passo, música e os bonecos gigantes e presta homenagem aos participantes da agremiação.
Nacionalmente, o dia do Frevo é 14 de setembro, mas em Recife a comemoração ocorre em todo 09 de fevereiro. O ritmo e dança pernambucano que é marco cultural e artístico no estado mistura elementos de marcha carnavalesca, maxixe e movimentos de capoeira e é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, desde 2012.
No sábado, 26/02, às 21h eles realizam a Live Frevo Menino, com show pelo canal do YouTube do bloco, as atrações são: a Orquestra Popular Menino de Ceilândia, os passistas: Alan Mariano, Fabiana Balduína (FaBGirl/BSBGIRLS) e Heitor Velez da Silva, e os músicos do APL da Cultura Popular de Ceilândia cantando Frevo e Samba: Mariana Camelo (intérprete da composição de Dito Vivaldo), Ivonilda Bezerra Rodrigues (Paulinha Rodrigues, intérprete da composição de Antonio Velez da Silva (Pivô)), e os compositores e intérpretes: Renilson Bonfim, Ronaldo Alencar, Diró Nolasco, Bob Nikson, Vital Sobrinho, Laércio Rubato e Negra Eva.
Exposição Ver, Ouvir e Dançar Frevo:
1. Passarela do Frevo: exposição de fotografias, contando a história do ritmo no Brasil e chegada dele no Distrito Federal e no Menino de Ceilândia.
2. Comemoração dos 27 Anos do Bloco Menino de Ceilândia com exposição fotográfica da história do bloco.
3. Memórias e Histórias: exposição de fotos e vídeo, no qual o conteúdo foi enviado pela comunidade, durante a realização da campanha Eu Fotografei Menino de Ceilândia.
4. Músicas de Frevo: playlist com músicas, e partituras do ritmo compostas por compositores locais, que o visitante pode acessar pelo celular ao escanear o QRcode na obra.
5. Dança do Frevo: exibição de vídeo ensinando passos do ritmo e mostrando as relações entre os passos e suas identidades: na Capoeira, no Frevo e no Breaking, com a presença dos passistas: Edmilson José de Sousa (Mancha – Grupo Ginga Ativa Capoeira), Fabiana Balduína (FaBGirl/BSBGIRLS) e Heitor Velez da Silva (Bloco Carnavalesco Menino Ceilândia).
6. Bonecos do Frevo: exposição de 16 bonecos gigantes, com as fichas técnicas sobre tamanho, data de inclusão no bloco, artistas responsáveis e outras informações, sendo eles: Menino de Ceilândia, Filhão, Pezão, Churrasco, Flor, Boneca Fátima, Bela do Dia, Fulô, Rosinha, Palhaço Mestre Zezito, Indígena Tapuya, Palhaço Cambalhota, Seu Paixão, Beleza, Madrinha Maria e o Boi Caixa D’água.
Serviço | Temporadas Culturais – Vitrine do Frevo
Data | 10/02 até 26/02.
Horário | das 8h às 18h – de Segunda-feira a Sábado.
Local | Centro Cultural de Ceilândia.
Endereço | QNM-13 – Área Especial – Ceilândia Norte.
Canal | https://www.youtube.com/MeninodeCeilandia
Site | www.meninodeceilandia.org.br
Instagram | @meninodeceilandia